Hospital São Camilo - Centro de Simulação Realística

Hospital São Camilo conta com Centro de Simulação Realística

Centro de Simulação Realística do Hospital São Camilo

Hospital São Camilo - Centro de Simulação Realística
Hospital São Camilo – Centro de Simulação Realística

Com o objetivo de desenvolver competências fundamentais, baseadas em humanização e segurança do paciente, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo inaugura seu primeiro Centro de Simulação. O espaço de 490 metros quadrados, destinado ao treinamento de até 120 profissionais, simultaneamente, conta com seis salas de aula e equipamentos de alta tecnologia, como manequins computadorizados que reagem aos procedimentos realizados durante o atendimento. No total, foram investidos mais de R$ 5,5 milhões no novo Centro de Simulação.

De acordo com a coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Ariadne da Silva Fonseca, os cenários são compostos por equipamentos que lembram as unidades onde são prestados os cuidados aos pacientes, família e comunidade. “Todas as salas do Centro de Simulação são adaptáveis. A cada treinamento, o espaço é montado de maneira que possibilite simular um cenário muito próximo da realidade. A simulação contribui para a formação de um profissional preparado, crítico e com segurança na execução dos procedimentos, o que faz toda a diferença para evitar eventos adversos durante um atendimento emergencial”, ressalta.

Após realizarem o atendimento, os profissionais em treinamento participam do ‘debriefing’, um momento de reflexão sobre a atuação deles, em que se abordam os pontos fortes e as fragilidades ocorridas, com proposição de melhorias no seu plano de trabalho individual ou em equipe. “O treinamento no laboratório de simulação possibilita que os profissionais repitam os procedimentos técnicos e comportamentais quantas vezes for necessário para o domínio da técnica, da decisão, do posicionamento e da orientação”, explica.

“A qualidade assistencial está intimamente relacionada ao contínuo desenvolvimento das habilidades técnicas e pessoais. Há sempre uma nova maneira de se fazer melhor e mais rápido. Este conceito carece de novas metodologias de ensino e aprendizagem e encontra pleno apoio na simulação realística”, reforça o diretor de Práticas Assistenciais da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Fábio Peterlini.

 

Cursos
O novo Centro de Simulação da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo segue as práticas de treinamento adotadas em todo mundo. “A simulação tem sido utilizada internacionalmente na área da saúde por contribuir com o aperfeiçoamento da comunicação, trabalho em equipe e abordagem humanística na assistência à saúde, o que produz evidências científicas de sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem” revela Ariadne.
Por isso, no espaço são oferecidos treinamentos técnicos e comportamentais para profissionais de diferentes áreas de atuação, como médicos, enfermeiros e atendentes. Entre os cursos técnicos, há três que são fundamentais para a conquista de certificações internacionais: Basic Life Support – BLS (Suporte Básico de Vida), Advanced Cardiovascular Life Support – ACLS (Suporte de Vida – Cardiovascular Avançado) e Pediatric Advanced Life Support – PALS (Suporte de Vida Avançado – Pediatria).
Além desses, há outros treinamentos voltados para profissionais da área da Saúde, como simulação de emergências médicas, intubação difícil e punção venosa, e também cursos destinados a profissionais da área administrativa, como o poder da imagem nas relações de trabalho, como lidar com o estresse e habilidades sociais no atendimento ao público.
A Alldattia participou da concepção do projeto e executou, junto dos profissionais do hospital, das construtoras contratadas e dos fornecedores de equipamentos, um projeto exclusivo, intuitivo e de simples operação que beneficiará, além de equipes médicas em contínuo aperfeiçoamento, enfermeiros, técnicos em enfermagem e, principalmente, os pacientes.